Sinovite Transitória


A sinovite transitória é uma inflamação que surge de repente em crianças entre 2 e 8 anos de idade, que faz com que ela comece a andar mancando e a reclamar de dor na perna, no joelho ou no quadril.
Nem sempre suas causas são identificadas, mas o tratamento é importante e deve ser feito com o uso de anti-inflamatórios e repouso mas por vezes, o médico pode indicar a retirada de líquido da articulação com uma injeção.
Os sintomas da sinovite transitória são:
•Dor na parte da frente de um lado do quadril, que pode afetar a coxa e o joelho, e
•Andar mancando.
O diagnóstico é feito através dos exames como raio-x e ultrassonografia. Mas para despistar outras doenças que também podem levar aos mesmos sintomas, como Legg Perthes Calvés, tumores ou doenças reumáticas, o médico pode solicitar uma ressonância magnética e a aspiração do conteúdo da articulação, sob anestesia geral.
Tratamento para a sinovite transitória
O tratamento para a sinovite transitória pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios e repouso indicados pelo médico, mas por vezes, a retirada de líquido do quadril ou do joelho sob anestesia, é indicada para acelerar a recuperação.
Se o tratamento for seguido corretamente os sintomas diminuem e a criança fica curada em cerca de 10 dias a 1 mês.
Causas da sinovite transitória
A principal causa da sinovite transitória é migração de vírus ou bactérias, através da circulação, para uma articulação. Assim, é comum que os sintomas se manifestem após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou otite, que é a infecção no ouvido.

Christine Tamar

Pediatra e Pneumologista infantil

Mestre em Pediatria pela UFF

MBA em gestão de saúde pela COPPEAD - UFRJ
Coordenadora do serviço de pediatria do CHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário