Vai tirar os sapatos para entrar em casa?

Desde que Bento nasceu eu e todos que entram na minha casa tiram os sapatos. Mas Hamanda, você pedia? Não ficava sem jeito!? A resposta era não! Não ficava nem um pouco sem jeito. Primeiro minha família compreendeu, aderiu e depois disso os amigos. Acredito que nem todos concordam, mas respeitam nossa forma de conduzir essa situação.
Em absoluto não acho que seja certo ou errado, não julgo errado quem não conduz sua casa dessa forma, pois cada família é uma e faz seu caminho, achando suas melhores respostas.
Escrevo sobre esse tema porque ouço muitas pessoas falando que gostariam de fazer isso mas não se sentem a vontade para pedir para as pessoas tirarem os sapatos antes de entrar na sua casa. Pois bem, a melhor forma de reunir argumentos em você mesmo é abordar seus amigos e familiares,  e pensar o quanto de animais andam pelas ruas, o quanto de água contaminada, o quanto de fezes de animais, e o quanto de microorganismos podem ir para a boca do seu bebê através das mãos dele, das chupetas que se arrastam pelo chão, e o quanto isso pode aumentar a propabilidade de doenças.  Hamanda, isso é frescura, você pode me dizer, e eu vou te responder: cada família com sua forma de conduzir a vida, não é mesmo?
Em muitas culturas do mundo, como principalmente a cultura asiátia, tirar os sapatos tem haver com hábitos de higiene.
Segundo a revista Melhor com saúde, num estudo realizado em 2008 e liderado por Charles Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, foi demonstrado que, em apenas duas semanas de uso, alguns sapatos chegaram a acumular cerca de 420 mil bactérias em sua parte externa, das quais cerca de 96% são coliformes fecais.
Explicar os reais motivos com carinho e educação podem ser uma boa saída. Colocar uma cesta do lado de fora da casa, bem grande, já sinaliza para o visitante que algo diferente existe naquela casa mesmo antes dele entrar. Óbvio que uma vez ou outra, escorregões vão acontecer, alguém vai esquecer e entrar e minha sugestão é que você não morra por isso, não dê um ataque. Fique calmo, peça para o amigo tirar os sapatos explicando os motivos e depois  limpe o chão, com calma e tranquilidade. Mas repito, sem neuras. 

Agora o próprio Bento criou o hábito de tirar os sapato assim que chega em casa. Sabe que na nossa casa não andamos com sapos sujos da rua. 

Consciência ou não, incluindo todos os nossos outros cuidados com ele, Bento nunca usou nenhum tipo de antibiótico, porque nunca teve nenhuma infecção mais complicada.

Acham que esse hábito teve influência? Bom, pra mim sim!! E para você?


É aí? Gostaram!? Mandem as dúvidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário