E o xixi na cama?

Essa semana o Bento fez xixi na cama e eu fui ler um pouco sobre o assunto para lidar com a situação.
Antigamente não tinha muito isso de ler sobre tantos assuntos. Mas em compensação as chances de errar eram maiores.
Quando Bento dresfraldou deixamos a parte noturna para o final. Então há poucos dias tiramos a fralda da noite. Estava tudo transcrorrendo dentro do esperado até que aconteceu o xixi na cama. Fui ler um pouco sobre o assunto para ajudar o Bento no que for preciso.
Bom, a noite de fato, o controle da bexiga é um pouco mais difícil, principalmente se o sono estiver muito pesado, se a criança estiver muito cansada, ter a sensação de que o xixi vai sair se torna muito mais difícil.
Algumas dicas podem funcionar ou pelo menos ajudar quando o objetivo é diminuir as chances de xixi na cama a noite. Dar um pouco menos de líquido a noite, levar o pequeno para fazer xixi antes de deitar e conversar com ele sobre o assunto. Levantar na madrugada e levar a criança sonolenta para ir ao banheiro sem que ela peça não contribui em nada. A criança precisa construir essa percepção, essa sensação do xixi saindo e levá-la ao banheiro dormindo em nada ajuda.
Brincar com a situação de fazer xixi na cama  e fazer piadas com o ocorrido pode prejudicar e muito o processo.
Se a situação voltar a acontecer muitas vezes, não há problema nenhum em voltar a usar fralda noturna até a mesma voltar estar seca pela manhã.
Ter cuidado extra com o colchão também é essencial. Lençol plástico ou protetor de colchão são importantes se isso estiver acontecendo com frequência.
É de extrema importância estimular o pequeno a não fazer xixi na cama, conversar muito, explicar. Mas é mais importante ainda saber que isso acontece muito aos três anos de idade e pode acontecer até os seis anos. É muito normal e deve ser encarado com naturalidade. Nada de encanar com isso. É apenas uma fase e logo o pequeno conseguirá dormir sem fazer o tão famoso xixi na cama.

Dúvidas? Mandem pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário