Doação de leite humano, doação de amor!

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarréias e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos.

Algumas mulheres possuem uma produção de leite materno além da demanda do seu bebê, com isso fica excedente na mama, possibilitando essa mulher ordenhar e doar esse leite.

Pré requisitos para  doação leite materno:
•Excesso de leite
• Ser saudável
•Não usar medicamentos que impeçam a doação       
•Estar disponível para ordenhar e a doar o excedente

Para armazenar o leite é necessário que seja em pote de vidro com tampa de plástico e que este seja esterilizado (15 minutos fervendo) A técnica ideal para extração de leite  é a ordenha manual.

. O leite doado é oferecido aos prematuros que ficam internados na terapia intensiva. Esses bebês têm melhores chances de sobrevivência e recuperação, se a alimentação com leite humano for ofertada.

Não existe quantidade mínima para fazer a doação. Qualquer quantidade é importante. Um pote de 300 ml de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 recém-nascidos internados. Por isso, a mulher não precisa se preocupar em encher o pote para fazer a doação. 

Seu leite também não vai acabar se você doar, peito é fábrica, quanto mais esvaziar a mama mais vai produzir.

Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade pelos Bancos de Leite Humano antes de ser ofertado a uma criança.

Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o BLH (Banco de leite humano) mais próximo e realizar um cadastro mediante apresentação dos últimos exames de sangue. A equipe irá orientar sobre a forma correta de coletar o leite.

O leite humano a ser doado pode permanecer congelado por 15 dias. Antes deste período, a nutriz deve entrar em contato para providenciar a coleta em seu domicílio.

Validade do leite humano ordenhado:
•12h na geladeira
•15dias no freezer

Para esclarecer dúvidas, consulte o site da Rede de Banco de leite humano ou ligue gratuitamente para 0800 026 8877.

Em Niterói o Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro recolhe os potinhos em casa. telefone: 2629-9234

Larissa Távora, mamãe de gêmeos Lucca e Lavínia,
Enfermeira, especialista em atenção integral à saúde Materno-infantil UFRJ, consultora em amamentação.
Instagram : @gravidoseagora
Telefone: 99110-0988

Nenhum comentário:

Postar um comentário