Como ajudar o bebê a dormir melhor?

Esta é uma pergunta que muitos pais colocam ao pediatra dos seus bebés e ao Google. O que influência o sono dos bebés e como ajudá-los a adormecer sozinhos?
Durante a gravidez, o bebê desenvolve o seu próprio ritmo de sono que pode ser independente do da mãe. Assim, o bebé pode dormir a maior parte do dia e estar ativo durante a noite e muitas vezes é essa a razão porque não dormem os bebés à noite!

PORQUE NÃO DORMEM OS BEBÉS À NOITE?
As mensagens enviadas ao bebê duramente a gravidez podem confundi-lo, já que os padrões de sono das mães alteram devido às mudanças físicas, ao movimento do bebê, cansaço ou devido à necessidade de se levantar frequentemente para ir ao banheiro durante a noite. Um bebê pode encarar estes movimentos como grande atividade noturna e isso pode deixá-lo confuso.
Sabe-se que, por volta da 32ª semana da gestação, o bebé já dorme.
Se a grávida mantiver uma rotina do sono estável, isso irá ajudar o bebé a regular o seu ciclo do sono mesmo antes de nascer. Contudo, isto não é garantia de que o bebé vai ser calmo e dormir a noite toda sem chorar.

NEM TODOS OS BEBÉS DORMEM MAL À NOITE
Apenas 30% dos bebés têm dificuldade em dormir à noite apesar de o sono ser uma das principais dificuldades mais relatadas pelos pais.

PERCEBER O CICLO DO SONO DOS BEBÉS
Para perceber como podemos ajudar o bebê a dormir melhor, é preciso entender primeiro osmecanismos que regulam o sono.
O bebê, tal como o adulto ou a criança, dorme por ciclos. No entanto,o ciclo do sono dos bebês não é igual ao dos adultos. Os bebês fazem ciclos de sono muito curtos, que duram cerca de 60 minutos. Destes 60 minutos, 10 a 20 minutos são de sono leve (sono REM), altura em que qualquer ruído pode acordar e interromper o sono do bebê.
Como exemplo, um bebé de 0–6 meses que adormeça às 18h, pode acordar cerca de 4 vezes durante a noite (por volta das 21h, às 22h40, às 3h da manhã e às 6h). À medida que o bebê cresce o padrão de sono vai-se alterando.
As mudanças do padrão de sono são geneticamente programadas relacionando-se com maturidade neurológica e psíquica que o bebê vai adquirindo ao longo do tempo.

OS BEBÊS TAMBÉM APRENDEM A DORMIR
A capacidade de voltar a adormecer sozinho aprende-se. Por isso, é tão importante ensinar os bebés a dormir e, quando são mais pequeninos, ajudá-los a voltar a adormecer, porque ainda não o conseguem fazer sozinhos.
É perfeitamente normal que a criança precise da companhia dos pais para dormir até aos  2 – 3 anos, altura em que já consegue acordar e voltar a adormecer sozinho.
Ao mesmo tempo que o bebê se desenvolve, os pais podem ajudá-lo a regular o sono. As rotinas são muito valorizadas por todos os especialistas em bebés. Acalmar e transmitir segurança ao bebê, também.
Estabelecer horas fixas para dormir ou criar um ambiente calmo,escuro e tranquilo à noite são outras estratégias facilitadoras da regulação do sono porque o bebê aprende a distinguir o dia da noite: de dia há atividade e luz e, à noite, silêncio, escuridão e descanso.
As técnicas de treino do sono são mais polêmicas e nem sempre recomendadas pelos pediatras. Para muitos pais, deixar o bebê a chorar até à exaustão também não é solução. A angústia que sentem com o choro do bebê e a sensação de culpa e de abandono, acabam por ser emoções ainda mais difíceis de gerir do que ficar acordado ao lado do bebê.

A ALIMENTAÇÃO E A ROTINA DO SONO
Após o nascimento, a alimentação domina o mundo do bebê. Comer é uma tarefa exigente para os bebês que ficam cansados – quando dormem, descansam e recuperam.
Então, passado algum tempo, em intervalos de cerca de 4 horas, a fome chega novamente. Estas atividades diárias vão dando guias ao bebê que adquire a noção do tempo e se organiza.
O leite materno, devido à hormona melatonina (produzida naturalmente pelo corpo durante o sono), acalma o bebê o que se pode – ou não – traduzir em noites mais tranquilas. O reflexo de sucção também ajuda o bebé a acalmar-se e dai, a importância que muitos bebês dão à chucha.
Assim, a resposta a esta pergunta é: os bebés não dormem a noite toda porque não conseguem.
Entre os 2 e os 6 meses, os sistemas do bebê desenvolvem-se e o padrão do sono define-se e estabiliza.
Se o seu bebé tem 12 meses e ainda não consegue voltar a adormecer sozinho e isso lhe está a causar perturbações do sono, procure ajuda médica.
E não se esqueça. Mais cedo ou mais tarde, todos os bebés aprendem a dormir e a adormecer sozinhos.

Christine Tamar

Pediatra e Pneumologista infantil

Mestre em Pediatria pela UFF

MBA em gestão de saúde pela COPPEAD - UFRJ
Coordenadora do serviço de pediatria do CHN

@dra_christinetamar

Nenhum comentário:

Postar um comentário