Como estimular o hábito da leitura em casa?



A 4ª edição da pesquisa Retratos  no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, revela que o Brasil tem 44% de não leitores. Isso engloba milhares de brasileiros em diversas faixas etárias. O Indicador Nacional de Alfabetização Funcional (INAF), apresenta que, apesar de detectar uma melhora nos últimos 15 anos, o percentual da população funcionalmente alfabetizada passou de 61%, em 2001, para 73%, em 2015. A pesquisa mostra ainda que apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura e escrita.

Várias atividades são realizadas nas escolas a fim de estimular o hábito da leitura.

As crianças agora tem inúmeras atividades e além disso a competição com a tecnologia é grande. Como então estimular o hábito da leitura em casa?


📌Crie o hábito da leitura com seu filho diariamente. Principalmente na hora de dormir, pois acalma e relaxa, preparando para o sono.


📌Todo estímulo também depende da forma como você encara. Faça com que a leitura seja um momento muito especial com a criança. Escolha por exemplo um local inusitado para a leitura.


📌A forma como você lê faz toda a diferença. Mude a voz, faça sons, mude a forma de perguntar ou exclamar. Mostre ilustrações. Faça ser diferente!


📌Que tal colocar seu filho para ler para a família? Coloque ele como personagem principal! Aproveite esse momento para integração com a família.


📌Escolha muito bem os livros de acordo com a faixa etária. Muitas revistas direcionadas aos pais fazem boas sugestões de livros.


📌Se a criança já estiver aprendendo outro idioma, aproveite para incluir livros nesta outra língua também.


E se lembre que a leitura é um hábito e como tal precisa fazer parte da rotina na sua família.


Espero que tenham gostado das dicas!


Por Hamanda Garcia


Dúvidas?

contatohamandagarcia@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário