Como tentar resolver a preferência do bebê por apenas uma mama?




A princípio é ideal ordenhar esta mama rejeitada para que ela não diminua sua produção e se torne ainda menos atrativa para o bebê, porque afinal, se ele tem um peito com leite a vontade e sem muito esforço, certamente que ele não irá preferir o peito que tem menos leite e que ele precisa se esforçar mais para ordenhar. Então, ordenhar várias vezes ao dia esta mama rejeitada é muito importante para mantê-la ativa em sua produção.

E se a produção nesta mama já esta prejudicada, para voltar a oferecer ao bebê, é preciso começar a ordenhar várias vezes durante alguns dias para que ela passe a produzir um pouco mais de leite novamente e se torne atrativa.

Tente descobrir a possível causa da rejeição para tentar resolve-la. Não se esqueça que as vezes o bebê rejeita um dos peitos simplesmente porque esta satisfeito e na próxima mamada você oferece o que não foi mamada, fazendo o revezamento entre eles. Tenha sempre paciência, carinho e contato com o seu bebê. Não imponha ou use a força para que seu bebê mame, se ele rejeita mesmo tentando várias coisas, simplesmente amamente com a outra mama para ficar todo mundo feliz. Forçar o bebê a mamar em um peito que ele não quer pode fazê-lo aumentar a rejeição por este peito além de deixar todo mundo triste, não é mesmo?

Tentar mudar o bebê de posição quando ele vai para a mama que ele rejeita é uma boa tática, pois, as vezes a preferência é pela posição em que ele é pegado no colo e não pela mama, tentar a posição tranversal inversa, sentado ou deitado pode resolver.
Oferecer a mama rejeitada para o bebê que esta sonolento de noite é uma boa solução para tentar fazê-lo voltar a mamar neste peito.

Nunca deixe seu bebê como fome para forçá-lo a mamar o peito rejeitado, além de ser muito triste ter que fazer isto com o bebê e ele passar fome, quando eles estão com fome, tendem a mamar pior ainda, machucando seu peito ou rejeitam mais ainda por estarem irritados.

Calma…

Seu filho não vai ficar com falta de nutrientes e fome se mamar apenas em um dos peitos por toda a sua amamentação. É perfeitamente possível amamentar com um dos peitos apenas e muitas mulheres fazem isto normalmente.

A questão estética dá para resolver com algum enchimento e logo que o bebê desmama completamente e pára de estimular a produção de leite materno, suas mamas vão voltar a ficar com tamanhos bem parecidos, não digo iguais porque nenhuma mulher tem as mamas com tamanhos iguais, nem mesmo as que não amamentam. Todo o nosso corpo tem um pequena diferença de tamanho nos pares.

As vezes o bebê simplesmente rejeita uma das mamas por puro gosto e não tem nada de errado nem com ele e nem com as posições, é opção dele. As vezes insistir demais para ele mamar em um peito que ele não quer pode deixá-lo irritado e um momento que era para ser prazeroso e tranquilo começa a ser ruim para a mãe e o bebê, então se você tentou várias posições e formas para fazer com que seu bebê aceite um peito e mesmo assim ele não quer, simplesmente relaxe, siga amamentando com uma mama só, não tem problema algum nem para você e nem para o seu filho.

Christine Tamar

Pediatra e Pneumologista infantil

Mestre em Pediatria pela UFF

MBA em gestão de saúde pela COPPEAD - UFRJ

Coordenadora do serviço de pediatria do CHN



Nenhum comentário:

Postar um comentário