Obesidade infantil - como falar com o seu filho sobre peso?


OBESIDADE INFANTIL-COMO FALAR COM O FILHO SOBRE PESO?

A Organização Mundial de Saúde estima que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam acima do peso. Crianças obesas nessa idade são mais propensas a serem obesas na adolescência e quando adultas. Estratégias para prevenção da obesidade infantil incluem cuidar do peso mesmo antes da gestação, amamentação exclusiva ate 6 meses, monitorização severa de peso ate 2 anos, reduzir o consumo de açúcar e melhorar a qualidade nutricional da dieta das crianças. Essas medidas podem alterar a trajetória de uma criança a se tornar um adulto obeso (Adv. Nutr. 2020). Um estudo mostrou que crianças que tiveram aleitamento materno exclusivo por menos de 6 meses apresentaram um risco de 97% a mais de sobrepeso e obesidade quando comparadas a crianças que foram amamentadas por mais de 12 meses (Maternal and Child Health Jornal. 2020).
E uma duvida surge, como falar com meu filho sobre peso?

1- O primeiro passo, é preciso falar sobre o assunto. O peso não pode ser um tabu. Não fique com medo de conversar sobre o peso, com medo da criança ficar constrangida, se sentir ameaçada, se sentir oprimida. Converse sobre a importância de manter o peso ideal, a importância para saúde. Mostre que com saúde as brincadeiras serão mais gostosas, maisanimadas, terão mais disposição para aquela corrida na praça num dia de sol... Mostre o lado bom de manter o peso, mostre que você esta ali para ajudar em tudo principalmente para manter a saúde em dia.

2- Não entre em pânico se seu filho te perguntar se esta gordo. Não minta para a criança, achando que ira aliviar um sofrimento. Ela pode estar sofrendo bullying na escola sobre seu peso e perder a confiança em seus pais caso eles mintam e não conversem sobre o assunto.

3- Antecipe um problema. Prepare-se para um conversa, crie um ambiente favorável para seu filho se sentir a vontade para introduzir esse assunto e fazer perguntas

4- Trate o assunto com leveza.  Se você acha que precisa conversar com seu filho sobre o peso, trate o assunto com delicadeza e naturalidade. Segundo especialistas, uma das maneiras é perguntar à criança se ela se sentiria mais confortável caso tivesse outro pesoSe a resposta for afirmativa, então ofereça ajuda a elas fazendo uma comida mais saudável – e exigindo delas força de vontade para cumprir a metaA chave é guiá-las e nunca controlar os hábitos alimentares dela como um general.

5- Mostre a seu filho como ele e especial. Muitas crianças estão preocupadas com a sua imagem, converse sobre o assunto e mostre o quanto ela e especial independente de sua aparência.

6- Nunca faça piadas. Nunca chame seu filho de gordinho(a). Isso pode afeta-lo por toda a vida. Ele pode achar que essa atitude e correta e aceitar esse “apelido” como sendo um carinho.

Hoje em dia, os pais muitas vezes ficam ausentes durante muitas horas do dia pois precisam trabalhar por extensas horas. E ao chegar em casa, nada melhor do que ter um sorriso e um carinho. Mas esse carinho muitas vezes vem em forma de doces, balas, bolinhos, chocolates... Ajude seu filho a manter uma vida saudável, seja o melhor exemplo para ele. Façam juntos atividade física, uma alimentação saudável e conversem sobre peso.

Bruna Freixo Prestes 
Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Cirurgia Geral Videolaparoscopica 
CRM 52.81467-9
Tel 35007367
Insta dra_bruna_prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário